Ardun

ARDUN Mechanical Corporation

Não é possível falar de Hot Rods, das lendárias provas de velocidade em Bonneville “salt flats” e nem nas pistas de arrancada sem mencionar a ARDUN Mechanical Corporation.ARDUN, um lendário fabricante de um kit de conversão basicamente composto por cabeçotes completos, com comando e válvulas mais o manifold de admissão feitos de alumínio. Os cabeçotes tinham revolucionárias câmaras de combustão hemisféricas e foram projetados para serem montados em motores Ford V8 “Flat Head”, dando a estes muito mais potência, podendo chegar a 300 hp. Era um brilhante conceito de engenharia aplicada a motores automotivos para fins de competição, idealizado pelos irmãos Zora Arkus-Duntov e Yura Arkus-Duntov e desenhado e construído por George Kudacsh.

Os primeiros kit´s montados nos motores apresentaram problemas relacionados a incompatibilidade de materiais e seus coeficientes de expansão. Mais tarde os kit´s da ARDUN foram aprimorados pela empresa C&T Automotive pelas mãos de Don Clark e Clem Tebow com o uso de materiais adequados e com pequenas alterações no projeto.

A ARDUN Mechanical Corporation fechou prematuramente depois de produzir cerca de 300 conjuntos, Zora mentor do projeto voltou para a Europa onde participou de outros projetos todos ligados ao automobilismo. Em 1953 Zora retornou aos EUA , ingressando na General Motors onde participou do projeto do Corvette, aliás, Zora Arkus-Duntov é considerado o Pai do Corvette mas esta é uma outra história.

Os motores montados com o conjunto de conversão ARDUN equiparam muitos carros nos eventos de velocidade e entraram para a historia através dos registros em livros de recorde de velocidade. Os carros com motores ARDUN eram imbatíveis, entre eles podemos citar o So-Cal Special Coupê.Hoje em dia os conjuntos originais ARDUN são itens muito raros e difíceis de serem encontrados, são itens realmente muito especiais. Reproduções dos kit´s ARDUN são comercializados por cerca de US$ 13.950,00, enquanto que um original pode chegar a custar o dobro disso. A importância do projeto ARDUN é tão grande que tempos depois a Chrysler lançou seu famoso motor HEMI usando os mesmos conceitos técnicos do ARDUN só que em proporções maiores, de um motor de 426 polegadas cúbicas. Por aqui o conceito ARDUN se fez presente no modelos 1966 e 1967 Simca Emi-Sul.

A miniatura da GMP (#G1805010) na escala 1:18 é da série 1932 Ford – Vintage Deuce Series. Como já esperado da GMP é uma miniatura de fino acabamento e muito detalhada. É o Hot Rod Clássico, preto brilhante com flamas vermelhas ao estilo “old school”, e claro, especialmente equipado com um motor V-8 Ford Flat Head ARDUN Supercharged que logicamente é o destaque da miniatura.

Por Marcelo Baiamonte – (P) Junho – 2009.

(1) Fonte : www.ardun.com (2) Tradução do texto original : Giancarlo Baiamonte. (3) Texto final e Fotos : Marcelo Baiamonte

Click nas fotos para ampliá-las