Mr. Norm

O Legado de Mr. Norm

1948 - Norm Krauss inicia sua carreira automotiva vendendo carros usados com seu irmão Len em um posto de gasolina que seu pai Harvey possuía localizado na esquina das Avenidas Grand e Spaulding em Chicago.

1951 - O negócio floresceu e o terreno ao lado do posto na Av. Grand foi comprado e convertido em um local de venda de carros usados. A área de serviço do posto era usada para consertos.

1956 - Percebendo um interesse dos seus clientes por carros com câmbio manual e de alta performance, eles concentraram-se em adquirir estes tipos de carros para revender. Foi nesta época que o famoso nome “Mr. Norm” apareceu, devido a uma limitação de espaço na propaganda de jornal. O nome pegou e Norm Kraus tornou-se então “Mr. Norm.”

1962 -
Depois de muita insistência por parte do representante local da Dodge, foi decidido que transformariam o seu negócio em um nova concessionária de automóveis, e assim a Grand Spaulding Dodge abriu suas portas no outono daquele ano, com o nome das avenidas em que ela se localizava. O foco deste revendedor era a alta performance.

1963 - Foi construído na concessionária Grand Spaulding, um show room e um departamento de serviço para atender este novo negócio. Ligado ao tema da performance que foi estabelecido desde o início, “Mr. Norm’s Sport Club” foi fundado e o relacionamento com seus jovens clientes de performance foi melhorado ainda mais. O primeiro dinamômetro da Clayton foi instalado no departamento de serviços e eles começaram a vender os produtos de corrida do “Mr. Norm’s”.

1964 - Mr. Norm formou a equipe de corrida Dodge Grand Spaulding que compreendia dois carros, um Max Wedge e um Hemi Ram. Enquanto isso as vendas de Dodges novos dobrou em relação ao ano anterior, fenômeno este que perduraria pelos próximos sete anos ! O departamento de serviços dobrou de tamanho para atender a crescente demanda devido às vendas de Hemi Rams e Max Wedges. Comerciais de rádio do Mr. Norm começaram a veicular na WLS de Chicago, uma das mais potentes estações de rádios na América, que era ouvida por todo o país.

1965 - Mr. Norm associou-se a Gary Dyer e começou a correr com um Supercharged Hemi Dodge Coronet que ele alterou o entre eixos, consequentemente o curso das corridas, criando então a base para o que se tornaria a categoria Funny Car profissional. Este carro estabeleceu a marca de 8.63 na Lions Dragway no final deste ano tornando-se o Funny Car mais rápido do país. Esta marca fez dele a primeira página do jornal Los Angeles Herald. Também no final daquele ano, Mr. Norm esteve no então novíssimo SEMA em Anaheim, Califórnia e também criou na sua concessionária um departamento completo de peças de alta performance.

1966 - A Grand Spaulding Dodge continuava a crescer à velocidade meteórica chegando a ser a maior concessionária Dodge de alta performance do país. Isto foi possível devido a possuir um dos maiores departamentos de peças e serviços dedicados à alta performance do país. Este ano também marca o início das operações da Grand Spaulding Auto Leasing. Também um segundo dinamômetro Clayton veio para suprir a crescente demanda por “Dyno Tuning”.

1967 -
Mr. Norm desenvolveu o primeiro Dodge Dart 383 que viria a ser o protótipo dos modelos 383 Dart GTS de fábrica. A Grand Spaulding adquiriu mais terrenos para sua expansão.

1968 - Mr Norm desenvolveu o primeiro motor Dodge 440 e o colocou em um Dodge Dart GSS que tornou-se o protótipo dos motores 440, mais tarde tornando-se de fábrica conhecido como código M. O departamanto de peças de alta performance foi duplicado de tamanho e um novo terreno na avenida Grand foi adquirido para o pátio de carros usados que vinham da troca por carros de alta performance.

1969 - O Funny Car Dodge Super Charger super fuel do Mr. Norm vence o campeonato Coca-Cola “Cavalcade of Stars”.

1970 - Mais propriedades foram adquiridas na avenida Grand para o mercado que se iniciava, Vans e Pick -Ups.

1971 - Mr. Norm desenvolve o compacto 340 6 Pack Dodge Demon, um Muscle Car de alta performance e de menor custo.

1972 - Mr Norm cria o Supercharged 340 Demon GSS, um super Muscle Car de alta performance que oferecia a potência de um big block num modelo compacto. Novamente a concessionária cresce com a compra de um prédio de dois andares do outro lado da rua em frente ao prédio original. Possuía um show room para 75 carros bem como um grande departamento de leasing e de frotistas. Uma nova marca foi adquirida, é a Mr Norm’s Kawasaki, uma revenda de motocicletas desta marca nasceu. Neste ano a Grand Spaulding é a terceira concessionária Dodge em volume de vendas.

1973 - Com o mercado de Muscle Cars em declínio, Mr. Norm é obrigado a desenvolver trabalhos com Vans, mais uma vez inovador e pioneiro. Ele abriu um departamento de Vans no escritório de frotistas para atender este mercado emergente. Outra propriedade é adquirida para guardar seu crescente estoque de carros. Grand Spaulding é a segunda concessionária Dodge em volume de vendas.

1974 - A Grand Spaulding torna-se a primeira concessionária Dodge em volume de vendas no mundo.

1975 - O departamento de frotistas da Grand Spaulding fica tão grande que passa a fornecer carros para toda a Polícia de Chicago, bem como para a secretaria de estado de Illinóis, departamentos de transportes e outros. Também encomendas especiais da Polícia para carros de perseguição equipados com motores Magnum 440 V8 que eram ajustados nos dinamômetros para alcançar sua máxima potencia. Muitos destes carros foram vistos no filme “Blues Brothers”.

1977 - Mr. Norm vende sua parte na Grand Spaulding Dodge.

1989 - Mr. Norm figura no Mopar Hall Of Fame.

1996 - Mr. Norm figura no A/FX Funny Car Fame.

1997 -
Mr. Norm junto com Larry Weiner cria a edição limitada do Mr. Norm’s SuperCharged 500 collectible sport truck.
Mr. Norm recebe um prêmio pelo conjunto de seu trabalho da Mopar Action Magazine no Mopar Nationals.
Mr. Norm aparece no SEMA em Las Vegas como celebridade, especiamente convidado.
Mr. Norm torna-se o porta-voz da Year One, o maior fornecedor mundial de peças para restauração de Muscle Cars.
Uma pintura a óleo do famoso artista James Ibuski é exibida pela primeira vez no Bakersfield Reunion com Mr. Norm’s e o lendário ’65 supercharged nitro com entre-eixos alterado.Cada litografia é seriada e assinada por Mr. Norm e o artista.

1998 - Mr. Norm é posto no Supercar Showdown Hall Of Fame em Columbus, Ohio.
Mr. Norm aparece no programa da TNN “My Classic Car.”
Mr. Norm é a celebridade convidada do evento Chrysler’s At Carlisle .
Mr. Norm é posto no Route 66 Cruizin Hall Of Fame em San Bernardino, California.
Mr. Norm é celebridade convidada no “My Classic Car Reunion” em Evansville, Indiana.

1999 - O Mr. Norm’s Sport Club volta. Depois de quase 30 anos de inatividade, o Sport Club voltou graças aos esforços dedicados dos entusiastas Mopar e do colecionador Jim Bodanis. Lançado na Chrysler’s At Carlisle, o Sport Club é entusiasticamente apoiado por centenas de fans leais do Mr. Norm de todo o país e do Canadá.
O notável artista David Snyder estréia o 3300 W. Grand na edição de 1999 do Chrysler’s At Carlisle. Com numeração seriada e assinada pelo Mr. Norm e o artista, a litografia mostra a lendária concessionária do Mr. Norm a Grand Spaulding Dodge por volta de 1970 no auge da era Muscle Car.
Mr. Norm é convidado especial no Mopar Nationals e visita junto com seus fans o estande do Mr. Norm’s Sport Club. Mr. Norm posa para fotos ao lado de seus fans incluindo ningúem menos que Bill “Maverick” Golden do Dodge Little Red Wagon.
Mr. Norm faz uma aparição especial no Woodward Dream Cruise em Detroit
Mr. Norm é celebridade convidada no Moparfest em Ontario, Canada

2003 - Mr. Norm’s 68 Dart 440 GSS modelo die cast 1:18 é apresentado pela Supercar Collectables.

2004 - Mr. Norm apresenta o Mr. Norms Sport Club special event, para os membros do clube. Placas de premiação para os vencedores de Body Cars dos tipos A, B, E são distribuídas durante o evento.

A miniatura -
Fabricada na escala 1:18 pela Highway 61 (# 50243) em edição limitada de 2.502 peças especialmente para a Supercar. É uma miniatura muito bem detalhada e com ótimo padrão de acabamento. Um modelo muito bonito, Triple Black (Preto com interior preto e teto de vinyl preto) com uma faixa bumble bee vermelha combinando com os detalhes também vermelhos das entradas de ar no capô. Destaque para adesivos Mr. Norm nos vidros laterais e traseiro, e ainda um na tampa do porta-malas.

Por Marcelo Baiamonte – (P) Maio – 2010.

(1) Fonte : www.mrnorms.com (2) Tradução do texto original : Giancarlo Baiamonte. (3) Texto final e Fotos : Marcelo Baiamonte

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