Zonda R

2009 Pagani Zonda R

Pagani Automobili S.p.a

Fundada em 1992 pelo argentino Horacio Pagani, a Pagani Automobili S.p.a. é um fabricante especializado em supercarros que tem como diferencial a experiência e o talento do seu fundador, renomado designer de carros esportivos que entre outros numerosos trabalhos podemos destacar seus projetos na Lamborghini na re-estilização do modelo Countach comemorativo de 25 anos e o projeto do modelo Diablo. Neste mesmo ano começou a desenvolver e a construir o seu primeiro carro, o Fangio F1 Prototype (para homenagear Juan Manoel Fangio, piloto argentino penta-campeão mundial de Fórmula 1). Em 1993 fez um acordo com Mercedes-Benz e agregou ao seu projeto o seu  motor V12. Sete anos depois o carro agora chamado como Zonda C12 (Fangio falecera em 1995 e como a idéia era homenageá-lo em vida o nome foi trocado) foi apresentado no Genova Motor Show. Desde o lançamento do C12 em 1999 outros modelos também foram lançados como o Zonda S 7.3, Zonda Roadster, Zonda F, Zonda Roadster F, Zonda Cinque, Zonda Cinque Roadster, Zonda Tricolore e finalmente em 2009 a obra-prima Zonda R.

Não é só um Supercarro … ele é O Supercarro

O Zonda R foi projetado para as pistas e foi criado para elas. Inspirado no modelo F, este extremo supercarro possui um entre eixos mais longo que foi especialmente criado para atender aos pedidos dos seus exigentes clientes. Uma dedicada aplicação de tecnologia avançada, engenharia e exaustivas pesquisas que resultaram na máxima expressão de estética, performance, aerodinâmica, ergonômica e segurança criada nos estúdios Pagani.

Novo coração, nova aparência

O chassis central em fibra de carbono e titânio é mais resistente e leve, ele abriga o motor de alta performance da Mercedes Benz AMG V12 como se fosse uma pedra preciosa, montado diretamente ao chassis central. Este prodígio de quatro rodas consegue despejar 750 HP e produzir um torque de 710 Nm. A atuação direta e mecânica através de cabos de aceleração garantem uma resposta imediata, e assim ele atinge e melhora a performance do propulsor. Vinte milissegundos é o tempo necessário para o Zonda R efetuar trocas de marchas, isso graças a uma caixa de câmbio transversal e seqüencial feita em magnésio com tecnologia de transmissão Xtrac, e acionamentos automatizado da Automac Engineering para troca das marchas localizados atrás do volante.

Intuitivo, simples e configurável

Quando o assunto é criação de algo muito avançado, o Zonda R é um claro exemplo do que o estúdio Pagani pode criar para favorecer o piloto. Alta performance combina perfeitamente com pilotar com simplicidade e segurança. Graças ao controle de tração de 12 canais Bosch e um sistema ABS que permite ao piloto ajustar completamente as suas variáveis enquanto pilota o Zonda R. Nas paradas o piloto poderá ainda encontrar uma adequada configuração para a suspensão e sistema aerodinâmico que são totalmente ajustáveis.

0 a 100 km/h em menos de 2.7 segundos

A relação peso potência de 701 HP por tonelada combinada com os pneus Pirelli P Zero e consegue lançar o piloto de 0 a 100 km/h em menos de 2,7 segundos, enquanto os freio Brembo em cerâmica e carbono garantem que o carro pare mais rápido e com maior precisão. O peso de 1070 kg foi obtido através do uso de componentes especiais da suspensão, peças estruturais Aspa e da fixação do motor e do câmbio com parafusos Poggipolini Titannium. Além disso, os ajustes aerodinâmicos permitem uma adequação da ação aerodinâmica em até 1500 kg de força e um ajuste da velocidade máxima em 350 km/h. O primoroso e eficiente equilíbrio da traseira está relacionado a complexa concepção da nova carenagem dianteira, assim como o assoalho liso e selado, e o difusor traseiro.

Desenho do interior … atenção aos detalhes e a segurança

Os assentos Toora feitos sob medida aprovados pela FIA, junto com cintos de segurança de cinco pontas e a estrutura de proteção garantem segurança otimizada ao piloto. O interior do Zonda R é impecável, possui excelente acabamento e atenção aos mínimos detalhes, típico dos exigentes padrões de qualidade Pagani.

Números do carro

Motor AMG Mercedes-Benz – M120 – 12 cilindros dispostos em V (60°) – 48 válvulas – 6.o litros

Potência 710 HP @ 5.700 RPM

Performance 0 a 100 km/h em 2,7 segundos

Velocidade Máxima 350 km/h

Relação Peso X Potência 1.50 kg X HP

Transmissão Seqüencial de 6 velocidades

Freios 4 discos ventilados (Carbono e Cerâmica) Brembo

Rodas / Pneus Alloy forjado 19″ / Pirelli P Zero 255-35 (dianteiro) X Alloy forjado 20″ / Pirelli P Zero 335-30 (traseiro)

Suspensão Independente nas quatro rodas

Estrutura Chassis central em fibra de carbono e titânio

Dimensões Comprimento 4.886 mm X Largura 2.014 mm X Altura 1.141 mm – Entre eixos 2.785 mm

Produção Limitada em 15 unidades

Preço 1.400.000,00 Euros

A miniatura

A série Signature da AUTOart que já é conhecida pelos modelos mais apurados em termos de detalhes, superou-se com a miniatura do 2009 Pagani Zonda R. Foram necessários dois anos para o desenvolvimento deste modelo, nesta miniatura a AUTOart abusou de partes feitas em metal o que contribuiu expressivamente no realismo dos detalhes principalmente nas partes funcionais das suspensões dianteira e traseira montadas com minúsculos parafusos. A reprodução do acabamento da carroçaria em fibra de carbono juntamente com os adesivos e detalhes em photo-etched são irretocáveis. O motor impressiona e é o destaque da peça (como em todo superesportivo), possui cabeamentos e mangueiras e é composto por várias peças individuais com muitos tipos de materiais, acabamentos e texturas. Outro ponto a se destacar é a precisão de encaixe das partes removíveis (carenagem dianteira e traseira).

Números da miniatura

1. Partes individuais :

Metal (die-cast) 6

Photo etched 69

Metal e Cromo 357

Plástico 226

Total 658 partes

2. Operações de fabricação :

Pintura a mão-livre 136

Pintura com máscara 64

Impressões 165

Total 365 operações

Preço 290,00 Dólares

Fotos

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Fonte

Pagani Zonda, AUTOart, AUTOart, Wikepedia

Tradução Giovanni Baiamonte Adaptação do texto e fotos Marcelo Baiamonte.

Por Marcelo Baiamonte – (P) Setembro 2011