Diorama Monster Gigio – Hot Rods
Oficina de Hot Rods, típica Californiana da época de 1959. Não tinha nada programado para este ano, mas no final de Setembro algumas idéias começaram a surgir. A base da criação (cópia) foi um diorama de autor que eu desconheço, provavelmente na escala 1:25, que eu vi no Fórum Mexicano Forodiecast, o tópico foi publicado pelo forista Luiz (http://forodiecast.com/foro/index.php?topic=21.0).
A partir daí várias mudanças foram implementadas para o meu projeto : o tamanho, que no meu cabem mais carros, a máquina de refrigerante e todos os detalhes do espaço lateral, particularidades no lay-out interno e externo, o letreiro da fachada, o portão de acesso da oficina, que no meu é funcional e um anexo frontal.Com o projeto já definido, no começo de Outubro os trabalhos já estavam em andamento. A composição do diorama, como um todo, foi feita na sua grande maioria por componentes já prontos, oriundos de sobras dos dioramas feitos anteriormente, o que facilitou bastante e diminuiu consideravelmente o tempo de execução.Novamente eu tive a oportunidade de homenagear o meu filho, dando ao diorama o nome carinhoso que eu o trato … o Giovanni lá em casa é o “Gigio”. Em pesquisas de imagens sobre o tema Hot Rod, na internet, encontrei um “monstrinho mecânico” bastante simpático, e eu não pensei duas vezes em copiá-lo para compor o logo da oficina, surgia então o nome “Monster Gigio – Hot Rods”.
O diorama na escala 1:18 mede 570 mm de largura x 460 mm de profundidade x 360 mm de altura máxima, mais um anexo frontal destacável com 570 mm de largura x 500 mm de profundidade. Todo feito em madeira e no estilão americano com estrutura e fechamento com tábuas sobrepostas. Só a título de curiosidade, em uma contagem aproximada, a oficina completa totalizou 1.179 partes individuais.
A maioria das miniaturas que aparecem nas fotos são da Gmp (’32 Ford “Deuce”), com exceção do Salt Lake Racer (’29 Ford), que aparece na lateral em cima do reboque, que é da Highway 61, e no interior da oficina um Ertl (’34 Ford Coupê). As figuras são da Gmp e da Motorhead e os acessórios são da Gmp e da TrueScale.
Agradecimentos : Giancarlo (meu irmão) que sempre cuida da iluminação e de pintura em detalhes especiais, Jamil, Valmir e Celso (colegas de fábrica) que com muita paciência me ajudam usinando inúmeras pequenas peças em metal, Marcelo (Matungo/MM) que fez os adesivos, em especial os da máquina da Coca-Cola, Nizaor (JotaErre/MM) no recorte e tratamento de algumas imagens e por fim o amigo Ary (APCAM) que gentilmente me cedeu um motor Ford V8 Flat-Head usado para detalhar o diorama.
Agora chega de papo, e vamos as fotos … achei que ficaria mais bacana, então decidi publicá-las com um tratamento digital de envelhecimento para dar mais realismo ao trabalho.
Por Marcelo Baiamonte – (P) Novembro – 2010
-
Fachada
-
Máquina de Coca-Cola
-
Interior
-
Salt Lake Racer
-
’32 Deuce
-
Greasers
-
Fachada e ’32 Deuce
-
’32 Deuce no cavalete
-
’34 Coupê
-
Interior – Detalhe
-
’34 Roadster
-
Retoque do Batom
-
Fim do expediente
-
Interior – Detalhe
-
Prancheta de projetos
-
Fachada
- Fachada
- Máquina de Coca-Cola
- Interior
- Salt Lake Racer
- ’32 Deuce
- Greasers
- Fachada e ’32 Deuce
- ’32 Deuce no cavalete
- ’34 Coupê
- Interior – Detalhe
- ’34 Roadster
- Retoque do Batom
- Fim do expediente
- Interior – Detalhe
- Prancheta de projetos
- Fachada
Click nas fotos para ampliá-las
Vídeo