General Lee

The Dukes of Hazzard – TV Show – 1969 Dodge Charger R/T 440 “General Lee”

Aqui no Brasil “Os Gatões”. Uma série americana de TV inspirada do filme Moonrunners (1975), originalmente exibida pela CBS entre 1979 e 1985 dividida em 7 temporadas e 145 episódios.

Resumidamente sobre o entrecho da série … no fictício Condado de Hazzard, uma cidadezinha rural no interior do estado da Geórgia, o velho tio Jesse dono de um rancho tem como a sua principal atividade a produção e comercialização de uísque clandestino, o famoso “moonshine”. Seus sobrinhos Bo Duke e seu primo Luke Duke, faziam a entrega e a distribuição da bebida, até que um dia eles foram apanhados pela polícia. Tio Jesse então faz um acordo com a justiça para os seus sobrinhos não irem para a prisão, uma espécie de prisão em regime aberto, uma condicional. O acordo previa que eles não podiam ser novamente apanhados com qualquer prova pelas quais eles foram anteriormente acusados, ou seja, como eles foram apanhados transportando bebida ilegal, não podiam ser apanhados novamente fabricando e comercializando uísque clandestino, não poderiam portar armas de fogo e também não poderiam sair dos limites do condado sem autorização. O desrespeito a qualquer cláusula desse acordo colocaria os primos na prisão. Apesar disso tudo como a família Duke esteve sempre ligada à tradição de fabricar uísque clandestino, tanto o tio Jesse, como os primos Bo e Luke continuaram no negócio. A continuidade das suas atividades ilegais e o combate as falcatruas do chefe Hogg faziam com que os primos Duke sempre estivessem metidos em confusões e quase sempre fugindo do xerife Rosco.

A principal atração da série era o carro usado pelos primos Duke, um Dodge Charger R/T ’69, batizado como “General Lee”. Era equipado com um poderoso motor V8 440, rodas esportivas, gaiola, rádio amador e quebra-mato. Na cor laranja, tinha estampado os números 01 nas portas e no teto a bandeira dos Confederados juntamente com a inscrição GENERAL LEE … emblemático ! Foram usados “sacrificados” vários carros para a produção de toda a série, em cada cena de perseguição durante os saltos (e não eram poucos) os carros eram destruídos quando chegavam ao chão, por isso os mais atentos podem perceber diferenças no carro em temporadas ou até mesmo em episódios, a maior delas é a cor do interior, alguns eram marrom e outros eram preto.

O elenco principal era formado pelos primos  Bo Duke (John Schneider), Luke Duke (Tom Wopat), Jesse Duke (Denver Pyle), tio dos rapazes e dono do rancho, Rosco P. Coltrane (James Best) o incompetente xerife do condado, o corrupto comissário Chefe J. D. Hogg (Sorrell Booke), Enos Strate (Sonny Shroyer), ingênuo assistente do xerife Rosco, o mecânico “Crazy Cooter” (Ben Jones) e … e claro, a belíssima e provocante prima Daisy Duke (Catherine Bach), garçonete do bar “Ninho do Javali”, fazia uso da sua beleza e charme para ajudar o tio Jesse e os seus primos. Quando ela aparecia, ofuscava até mesmo o “General Lee” … garoto ainda, eu era louco por ela !

Ah … para quem gosta de uma boa música Country o tema da abertura da série é bem bacana, “The Good Ol’ Boys” de Waylon Jennings.

A miniatura das fotos foi fabricada em edição limitada de 5000 peças na escala 1:18 pela Ertl série Authentics (#39505), é uma apurada reprodução do carro da série. Possui ótimo acabamento e qualidade, a riqueza nos detalhes  está presente em todo o modelo. Além deste modelo da série Authentics que é mais caro e um pouco difícil de encontrar, existe ainda a opção dos modelos da série regular da Ertl, menos detalhados, são mais baratos e fáceis de se encontrar, disponíveis da versão normal (#32485) e na versão sujo “dirty” (#32485d).

Por Marcelo Baiamonte – Março/2011

(1) Fonte : http://en.wikipedia.org/wiki/The_Dukes_of_Hazzard (2) Tradução do texto original : Giancarlo Baiamonte. (3) Texto final e fotos : Marcelo Baiamonte

Click nas fotos para ampliá-las